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Dicas

Um bom layout é a chave para uma campanha de sucesso.

O posicionamento, a localização e o timing são muito importantes, mas um bom layout faz toda a diferença.

Veja algumas dicas e ferramentas que poderão auxiliar na criação do seu layout:

Guidelines e especificações para layouts em mídia exterior

Simplicidade é fator essencial para guiar uma boa arte em Out-of-Home. Os layouts mais eficientes para este meio capturam a essência da mensagem traduzindo-a de forma clara. Por esta razão, um bom layout para OOH pode levar a melhorar o desempenho da mensagem em outras mídias.

Dicas rápidas para um bom layout

Identificação do produto
Certifique-se de que o nome do anunciante esteja visível.

Frases curtas
Não use mais do que dez palavras no total, e apenas cinco palavras no título.

Palavras curtas
Use palavras curtas para um entendimento rápido.

Fontes grandes e legíveis
As palavras são vistas a uma grande distância. Qualquer texto inserido na arte deve ser o maior possível.

Aumente a espessura da linha
A uma grande distância, linhas finas desaparecem visualmente.

Esqueça a regra de “Espaços em Branco”
Esta regra não se aplica para OOH. Ocupe o máximo possível de espaço, deixando a menor área em branco possível.

Cores Fortes
Ouse nas cores! Ser sutil a uma grande distância não funciona.

Grande Contraste
Quanto maior o contraste, melhor a visibilidade.

Simplifique
Enfatize apenas uma ideia ou mensagem chave.

Olhe a 5 metros de distância
Coloque a sua arte a 5 metros de você. Isto simulará como o seu layout ficará nas ruas. Cerifique-se que ele esteja nítido e compreensível.

Olhe por 8 segundos
Olhe para o seu layout por oito segundos. Isto simulará a mesma velocidade que o público verá a sua mensagem enquanto passa na rua, de carro ou transporte público. Se você não conseguir ler toda a sua mensagem neste tempo o público também não conseguirá.

Frequência e vibração de cores para OOH estático tradicional.

Assim como as ondas sonoras, os raios de luz têm comprimento de onda ou frequência variáveis. Alguns pigmentos absorvem luz enquanto outros a refletem. Frequência refletidas são percebidas como cores. Cores complementares como vermelho e verde não ficam legíveis em conjunto por que tem valores semelhantes que fazem com que os comprimentos de onda vibrem. Qualquer combinação de valor de cor semelhante (mesmo sem vibração), resultará em baixa visibilidade. Amarelo e preto são diferentes em matriz e valor, gerando um contraste mais forte para layouts de OOH. O branco complementa as cores com valores de luz.

Clear Channel Brasil Advertising - Color Contrast & Text

Contraste

Um forte contraste de tonalidade e valor é essencial para criar um bom design. Tonalidade é a identidade da cor enquanto o valor mede a luminosidade ou a escuridão de uma cor. As cores contrastantes são melhores para layouts a distâncias longas.

The 14 color combinations represent the best use of color contrast for readability.

As 14 combinações de cores acima representam o melhor uso de contraste de cores para leitura. O exemplo número 1 é a combinação de cores mais legível, enquanto o exemplo 14 é o menos legível.

Obs: telas em led ou em backlight tem algumas diferenças sutis de contraste. Por exemplo cores mais brilhantes funcionam melhor em fundo preto.

Imagem

A evolução na tecnologia de produção permite que anunciantes usem imagens cada vez mais complexas em seus layouts. No entanto, para garantir uma comunicação efetiva para mídia exterior os requisitos continuam os mesmos – as imagens devem ser fortes, claras e fáceis de entender.

Strong images against simple backgrounds create high-impact visuals.

Imagens fortes com fundos simples resultam em imagens mais impactantes. A imagem da esquerda é um bom exemplo.

Legibilidade de tipos de letras


Espaçamento entre letras
Um bom espaçamento entre as letras garantem a legibilidade a grandes distâncias. Espaçamentos pequenos causam uma junção visual das letras e reduzem o entendimento. Sem o espaçamento adequado a palavra “Morno” pode ser interpretada como “Momo”.

Alinhamento
Uma linha única na horizontal garante uma rápida assimilação da mensagem sem interrupção. Muitas linhas de texto aumenta o tempo necessário para entendimento da mensagem.

Espaçamento entre linhas
Caso seja necessária mais de uma linha de texto, use o espaçamento entre linhas adequado. A junção entre letras maiúsculas e minúsculas de diferentes linhas podem tornar a mensagem difícil de ser compreendida.

  • Muitas letras amontoadas em um espaço pequeno reduzem a legibilidade
  • Muitas letras contrastantes perdem a definição quando vistas a grandes distancias
  • Letras muito finas tornam-se invisíveis de longe
  • Fontes muito volumosas perdem a distinção entre as letras
  • Letras de caligrafia são difíceis de ler a qualquer distância
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Guia de legibilidade de texto

Distancia em Metros

Resolução de impressão

Resolution

Exemples

Tamanho mínimo da letra em centímetros

 

2 – 15

Alta

LCD

Shopping, Aeroporto, Varejo, Recepção, Escritório, elevadores

 2 - 5

 

15 - 30

Alta

6mm-12mm

Mobiliário Urbano, Drive through

5 - 10

 

30 - 60

Normal

12mm-18mm

Bancas

10 - 20

 

60 - 90

Normal

18mm-20mm

Bancas, Outdoor

20 - 25

 

90 - 100

Normal

20mm-24mm

Painéis e Painéis Rodoviários

25 - 35

 

100 - 150

Normal

24mm

Painéis Rodoviários, Painéis espectaculares

35- 50

 

150 - 180

Baixa - Normal

24mm

Painéis Rodoviários, Painéis em estádios

50 - 60

 

180+

Baixa

30+ mm

Empena em grandes edifícios

60 - 100

 

Obs: A legibilidade também depende do contraste de cores. Grandes contrastes permitem a utilização de letras menores. Plano de fundo poluídos também reduzem a visibilidade.

 

Guidelines e especificações para layouts em Digital Out-of-Home

A simplicidade é a chave para criar grandes projetos em out-of-home.

A principal finalidade do OOH é a funcionalidade. A criação para OOH é basicamente sobre legibilidade. Até mesmo o melhor layout é inútil se não for legível a distância. É só depois de dominar a legibilidade que a criatividade poderá seguir.

Embora muito semelhantes, existem variações entre a criação para o Digital OOH e para o OOH estático tradicional. Com isso em mente, listamos aqui as principais recomendações da Clear Channel para criação do melhor layout para Digital OOH.

Faça um texto GRANDE

Os layouts para Digital OOH devem ser simples, claros e fáceis de ler. As mensagens em painéis digitais, em grande formato, devem ser legíveis a partir de 150m de distância e a partir de 15m para mobiliário urbano digital.

Use fontes em negrito, evite as com serifa

Sempre use fontes grandes e legíveis. A distância, as linhas finas opticamente desaparecem ou quebram. Evite fontes muito decorativas, em itálico ou serifa. Como regra geral, fontes maiúsculas e minúsculas sem serifa proporcionam melhor legibilidade. Ao criar para Digital OOH, é altamente recomendável adicionar um fino contorno escuro, ou sombra, ao redor do  texto para separá-lo do fundo.

Atenha-se a uma mensagem ou ideia

Simplifique tudo. Evite apresentar uma mensagem complexa ou várias imagens. Tenha em destaque um elemento que você quer que seu público para faça ou reconheça. A melhor campanha para OOH reduz a complexidade da mensagem e enfatiza seus elementos essenciais.

Seja objetivo e direto

Use no máximo dez palavras para todo o layout, e isso inclui a Logo e o slogan do produto. Recomendamos sete palavras, ou menos, para o título. Mantenha as palavras curtas para uma compreensão mais rápida.

Cores

Use apenas arquivos de cor RGB para monitores digitais. Monte o layout da mesma forma que faria para um site, televisão ou monitor de computador.

Evite fundos brancos

Para alcançar a cor branca, uma combinação de todas as três cores (RGB) deve estar ligada no brilho máximo. Consequentemente, os fundos brancos vão ficar lavados e competirão com o resto do layout.

Use cores vibrantes e fortes

Use tons para web com saturação. Cores complementares, como vermelho e verde, não são legíveis juntos, porque elas têm valor similar. Contrastantes combinações de cores funcionam melhor para a visualização de layouts de OOH em grandes distâncias.

Crie com alto contraste

Ser sutil não funciona em grandes distâncias. Forte contraste, tanto em matiz como em saturação, são essenciais para a criação de um bom layout para Digital OOH.

Escolha sua imagem sabiamente

Pegue um pequeno objeto e deixe-o grande (como um relógio), em vez de um grande objeto pequeno (como um edifício). Evite o uso de paisagens ou cenas complexas. Recomendamos o uso total de até três elementos visuais. Por exemplo: uma imagem, um logotipo e uma manchete.

Esqueça o espaço em branco

Espaços em branco não funcionam em OOH com funcionam para layouts de mídia impressa. Aumento o logotipo, tamanho de fonte e imagens. Não é recomendado ter espaços visuais não utilizados em materiais vistos a distância.

Teste sua ideia

O OOH não é um anúncio para mídia impressa. O tempo médio de visualização do mobiliário urbano é apenas de 8 segundos, para painéis e outdoor o tempo médio é de 5 segundos. Um bom teste é mostrar o layout para alguém, a distância, por 8 segundos e, em seguida, faça perguntas sobre o layout. Eles entenderam a mensagem? Quem foi o anunciante? O que eles acham que o anunciante quer com o anúncio?

Utilize nosso simulador exclusivo para avaliar como sua campanha será exibida. (link)

 Temos uma equipe de especialistas em Digital OOH para ajudar no layout da sua campanha. Fale com o seu executivo de vendas.